Links

7. DAOs: as organizações do futuro

A forma de conduzir organizações que se comparam a empresas também irá alterar o crescimento da Web3. Novas formas de gestão, de tomada de decisão e de repartição dos lucros foram desenvolvidas e colocadas em prática nos últimos anos. Tudo sob o nome de um novo tipo de entidade chamada Organização Autônoma Descentralizada (DAO). Mas... o que elas são?
Organização Autônoma Descentralizada é um novo conceito de governança compartilhada que a tecnologia blockchain e plataformas de contratos inteligentes nos proporcionaram. Elas são uma alternativa à forma como as organizações tradicionais trabalham. Segundo Packy McCormick, "se blockchains, NFTs, contratos inteligentes, protocolos de DeFi e DApps são 'o quê', DAOs são o 'como'". Enquanto isso, Cooper Turley diz que “DAOs são comunidades da Internet com uma capitalização e conta bancária compartilhadas”.
Uma DAO não possui tamanho, nem uma estrutura organizacional pré-definida. Esse tipo de organização pode ser pequeno e informal ou grande e empreendedor. Sua finalidade pode ser voltada aos mais diversos objetivos e propósitos, tanto no mundo físico quanto no digital. Alguns exemplos de setores em que existem DAOs atuando podem ser visualizados na imagem a seguir.

Figura 68 - Parte do ecossistema de DAOs

Fonte: viden.vc
O principal motivo dessa nova forma de governança estar ganhando visibilidade é a segurança e a transparência que o modelo traz, além da democratização da participação de pessoas. Isso ocorre porque não há necessidade de os participantes se conhecerem pessoalmente ou saberem a real identidade uns dos outros. Mesmo sem isso, todos possuem a segurança de que tudo será feito como deve ser feito, já que esse tipo de organização não depende de confiança.
Sua ideia central é a de que todos os membros que compõem a organização se unam em torno de um propósito, seja ele qual for, e possam contribuir e ter poder de decisão em conjunto sobre o futuro da organização. Na nossa sociedade atual, os diferentes modelos de organizações aplicam a governança centralizada. Em uma DAO, isso ocorre de forma diferente, pois as decisões são tomadas coletivamente pelos seus integrantes por meio de votações.

Figura 69 - Diferença entre modelos de organização atuais e o modelo de DAOs

Fonte: viden.vc
O voto dos membros da organização, normalmente, é realizado somente por aqueles que possuem tokens de governança da organização, lembrando um pouco a função de ações ordinárias de uma empresa de capital aberto. Existem mecanismos para que a concentração de poder de voto seja evitada e tudo isso pode ser programado por meio de um contrato inteligente.
Esse conceito de governança descentralizada cresceu rapidamente no ano de 2021. Hoje (final de 2022), existem cerca de 3,9 milhões de membros colaboradores de DAOs em escala global, que gerenciam cerca de US$ 10,3 bilhões em recursos, segundo dados da DeepDAO. Esse crescimento, pode ser associado, em partes, à pandemia e ao isolamento social, que contribuíram para que as pessoas buscassem mais relações sociais e profissionais dentro de comunidades digitais, em detrimento do mundo físico.

Figura 70 - As finanças das DAOs

A melhor forma de entender o conceito de DAOs é analisando exemplos práticos de algumas organizações existentes atualmente. Elencamos algumas a seguir.

Figura 71 - Bankless DAO:

A Bankless é uma das principais DAOs do mundo. Seu foco é a produção de conteúdo educacional de cripto e sua missão é atingir 1 bilhão de pessoas em dez anos. Seus membros se organizam em guildas que reúnem habilidades específicas em guildas menores, como as de design, programação, jurídico, marketing, financeiro, escrita e multimídia. Isso gera união entre os integrantes e faz com que a iniciativa se desenvolva. Além delas, existem projetos com foco específico, como guias com explicações relacionadas a temas específicos e clubes de estudo temáticos, em que os participantes podem trocar experiências e aprender uns com os outros. A organização também possui seu braço brasileiro, a Bankless Brasil.

Figura 72 - Nouns DAO ⌐◨-◨:

A NounsDAO é uma comunidade virtual composta por detentores de uma coleção de NFTs randomizados, chamados Nouns. Seu contrato inteligente foi programado para que a cada novo dia um novo NFT seja mintado e posto em leilão, do seu lançamento até a eternidade. Com os recursos arrecadados, a comunidade deve direcioná-los através do voto, de forma que essas ações causem impacto e espalhem sua marca. A marca é representada por um óculos, único acessório atrelado a todos os NFTs da coleção. Hoje, o tesouro da DAO ultrapassa os US$ 45 milhões.

Figura 73 - Uniswap:

A Uniswap é o maior protocolo DeFi. Ela é gerida por uma governança descentralizada. Um dos casos de uso do token UNI é justamente poder de voto nas propostas de governança relacionadas ao futuro do protocolo. Qualquer assunto pertinente ao futuro do protocolo pode ser discutido pela comunidade, a qual, por fim, decidirá por aprová-lo ou não por meio de votação.

Figura 74 - Site oficial da Uniswap

Fonte: Uniswap

Figura 75 - Proposta de governança posta em discussão por uma participante

Fonte: Uniswap
Outra DAO que se tornou conhecida nos últimos tempos é a Ukraine DAO, uma organização voltada a angariar doações e se mobilizar em favor da defesa do país do Leste europeu, que está em guerra contra a Rússia. Segundo a própria organização, o objetivo é "usar o poder da tecnologia e da comunidade Web3 para ajudar a Ucrânia a vencer a guerra". Ela é apoiada pelo Ministério da Transformação Digital do país. Desde sua criação, foram arrecadados milhões de dólares em doações, utilizados para aquisição de equipamentos militares, entre outras coisas.

Figura 76 - Notícia sobre gastos da Ucrânia com criptomoedas na guerra

Fonte: Cryptoslate
Figura 77 - Vice-Primeiro Ministro da Ucrânia informando a finalidade dos recursos advindos de doações por criptomoedas para a guerra
Esses são apenas alguns dos inúmeros casos de atuação de DAOs nos mais diferentes setores possíveis. O objetivo com os exemplos foi evidenciar o fato de que uma organização descentralizada é uma forma poderosa de gerar mobilizações de usuários com os mesmos interesses para causar algum impacto de forma organizada. As pessoas ficam mais dispostas a explorar coisas novas quando são parte de uma comunidade e é exatamente isso que as DAOs prometem.
O primeiro mergulho no mundo da Web3. Como as criptomoedas, NFTs e metaverso irão mudar
as nossas vidas.
Primeira edição, Novembro de 2022.
Autor: João Kamradt
Colaboração: André Castelo, Henrique Ayello, Matheus Bonifácio e Rafael Lima.
Editora: W3Books
Revisão: Diane Southier
Capa: Polvo.lab
Licença: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Assuntos: 1. Criptomoedas 2. Tokens e NFTs 3. Blockchain 4. Metaverso 5. Web3
Publicado em: https://viden.ventures/livro